5 Motivos porque treinar no frio pode ser melhor para você

O frio parece ter chegado, e as previsões dizem que ficará por alguns dias por aqui. Nestes dias nosso corpo, com sua velha tendência à inércia (Freud nos explica isto muito bem quando fala das tendências das pulsões), parece clamar para que fiquemos debaixo das cobertas, apenas saciando nossos instintos mais básicos... Calor e comida! A vontade é de ficar em casa, ingerindo alimentos calóricos e assistindo a todas as temporadas das séries de TV que deixamos para trás.

Claro, fazer isto é um escolha possível. Mas, como toda escolha, tem suas consequências.

Neste caso, não é preciso ser vidente para prever que ceder aos desejos citados acima levariam não só a ganho de peso, aumento de gordura corporal, perda de condicionamento, como também ao subsequente desequilíbrio de fatores hormonais essenciais para nossa qualidade de vida. Provavelmente, não um bom preço a ser pago, não é mesmo?

Por outro lado, se você decidiu levar um estilo de vida saudável ? ou está decidindo por isto ? não tem motivos para ceder à tendência ao sedentarismo e esperar para buscar uma solução milagrosa quando faltarem 4 semanas para o verão. Em termos de condicionamento físico e estar ?em forma?, não existe mágica.

Por isto, aqui vão alguns motivos para se esquentar no inverno:

1 ? Produzir calor.

É isto mesmo, produzir calor! Ao treinar você eleva a temperatura do seu corpo, tanto durante a atividade, quanto por algumas horas depois dela. Este calor e movimento são benéficos para liberar a tensão que o próprio frio produz. Portanto, quer se esquentar no inverno? Esquente de dentro para fora: Vá treinar!



2 ? Queima mais calorias = melhores resultados

No frio nosso corpo naturalmente tem um maior gasto calórico para manter nossa temperatura em um nível saudável. Por isto, mesmo que sutilmente, os resultados em relação a perda de gordura corporal são facilitados.

Mas vale a observação: É preciso treinar! Ficar parado no frio vai te render um resfriado e não aquele six-pack que todos desejam.

3 ? Reforço para o sistema imunológico

A Organização Mundial da Saúde aponta que a prática de atividades físicas fortalece seu sistema imunológico, além de inibir o desenvolvimento de algumas patologias. Algumas pesquisas indicam que praticar atividades físicas reduzem até mesmo as chances de reincidência de câncer em pacientes que fizeram o tratamento por quimioterapia.

No frio estamos mais suscetíveis a várias doenças relacionadas ao sistema respiratório. Treinar ajuda seu corpo a estar fortalecido durante este período.

4 ? Treinar no inverno é uma forma de afirmar seu estilo de vida

Se você mantém uma rotina de treinos, é muito mais fácil também manter uma rotina saudável de alimentação. Nossa mente se acostuma a rotinas, e quando saímos de uma rotina podemos muito bem fazer um ?efeito dominó?, deixando de lado além dos exercício, a alimentação. Além disso, o inverno nos faz pensar mais em comidas quentes, e muitas vezes altamente desbalanceadas. Bom, não é necessário dizer que ceder a estes desejos de forma desenfreada produz resultados pouso desejáveis para nossos corpos.

Por isto, abrace a atividade física e a alimentação saudável como parte de sua vida, de forma agradável e divertida (se não sabe como, está na hora de conhecer o CrossFit).

5 ? Menos peso na consciência quando quiser ?chutar o balde?

A vida é boa, comer é bom... Fato! Não precisamos nos manter em total abstinência das coisas gostosas que o inverno nos oferece, afinal qualidade de vida também demanda alguns prazeres. Por isto, mantendo-se em movimento durante o frio, você ?compra? a possibilidade de, em alguns momentos, comer o que te der vontade.

Uma regra bastante prática, com resultados muito bons a médio prazo, é a do 80-20. Funciona assim, 80% do tempo alimentando-se de forma equilibrada, 20% alimentando-se por prazer (o que pode também se equilibrado, se der vontade). Exercite-se de forma consistente 80% dos seus dias, e descanse totalmente 20% deles.

 

Pronto, agora sem medo do frio, basta colocar em prática sua agenda de treinos. Se você já treina, continue no ritmo... Se ainda não, procure por um espaço e comunidade que te proporcionem treinos cativantes que te mantenham interessado e animado, mesmo quando está frio lá fora. 


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