Alcançando os melhores resultados possíveis


Certamente tomar a iniciativa de se comprometer com uma atividade física, praticando-a com regularidade, já é um grande passo para otimizarmos nosso estado de saúde. No entanto, resultados são dependentes de múltiplos fatores, tais como - além do estímulo - a capacidade de recuperação muscular, o descanso, a alimentação e o balanço homeostático e metabólico.

Não existe segredo: Para resultados otimizados, a abordagem deve ser realizada por todos os lados. E é justamente aí que uma alimentação adequada entra em jogo.


Não existe um cardápio fixo, universal para qualquer atleta. Cada indivíduo possui uma composição corporal diferente, o que acarreta em demandas nutrológicas diferentes. Para a análise da composição corporal, hoje dispomos de alguns métodos, dentre eles a bioimpedância. Esta analisa de forma detalhada o percentual de gordura, quantidade corporal de água, proteínas e minerais. Sabemos que a 'massa magra' é a porção do corpo mais metabolicamente ativa, é este o motivo de frequentemente nos basearmos nela para os cálculos de macronutrientes diários. Um exemplo prático é a dieta Zone, adotada por praticamente a totalidade dos atletas que competem o Crossfit Games, na qual a quantidade de comida é calculada através da massa magra do paciente, além da variável 'nível de atividade'.


Zone Diet: Proporções de macronutrientes.


Para uma ingesta adequada, precisamos entender que a contagem de calorias é uma abordagem muito superficial. O corpo se condiciona metabolicamente para utilizar determinado macronutriente (carboidrato, proteína ou lipídio) de acordo com o estímulo dado, seja em forma de exercício ou dieta.

Assim, se deseja alcançar seus objetivos de forma mais efetiva, é de suma importância que a dieta seja foco da atenção, tanto quanto o exercício em si.

 

Dr. Alexandre Kaue Sakuma
alexandrekaue@hotmail.com / (41) 3152-2176


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