Como melhorar a técnica da remada utilizando a Curva de Força!


Remar é algo que quase sempre aparece nos WODs,  e a técnica, como em todos outros movimentos, é muito importante. Mas, como melhorar a técnica no remo utilizando o próprio equipamento para complementar a supervisão dos Coaches?

Umas das formas é utilizar um recurso que vem com remos Concept 2 equipados com um display  PM3s, PM4s ou PM5. Estes remos possuem a função Curva de Força, e com ela você terá um feedback de cada remada que fizer, ou, como alguns gostam de dizer biofeedback.

Isto é extremamente útial, mas, antes vamos entender como é formada a Curva de Força na remada. 

Cerca de 80% dos remadores tem este perfil de Curva de Força com aspecto de montanha (vide figura abaixo). Onde o início da Curva é formado pela força das pernas, seguido do tronco e finalizado pelos braços. 


Mas, alguns (cerca de 20% dos remadores) conseguem fazer outro perfil de curva, conseguindo produzir força de força simultânea com troncos e pernas, finalizando com os braços.


Ter uma Curva que ocupe uma grande área, e que seja suave, indica uma constante aplicação de Força fazendo sua remada render mais.

Então como posso usar isso para melhorar minha remada?

Ligue o remo e aperte display até aparecer o gráfico abaixo:


Reme pelo menos duas vezes e compare com as curvas abaixo:


Se sua curva ficou parecida com esta acima: sinal que está aplicando grande força no início da puxada.


Se sua curva ficou parece como está acima: sinal que há uma falta de sincronia entre pernas, tronco e braço produzindo estas duas "montanhas". A primeira "montanha" indica a força das pernas, enquanto a segunda "montanha" está reproduzindo a força do tronco e dos braços.


Já se você conseguiu reproduzir uma curva como a que está acima, indica que conseguiu sincronizar a aplicação de força de pernas, tronco e braço.

Pratique sua técnica utilizando a Curva de Força do remo em numa cadência de 20-25 strokes/min, depois suba entre 25-30 strokes/min, faça 3-5 rounds de 2 minutos com 2 minutos de intervalo em cada cadência. Dica: veja o ritmo /500m que você faz, irá se surpreender.

Bons treinos!!

 

Vitor Bertolli Nascimento

Coach Kaluanã CrossFit e Kaluanã Assessoria de Corrida


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