CrossFit: Será que estou pronto(a) para começar?

Quando se ouve falar em CrossFit, surgem imagens em sua cabeça que remetem a atletas extremamente bem preparados enfrentando atividades extremamente fatigantes e pesadas. O que não está completamente errado, afinal, essa forma de atividade física é um treinamento que surgiu nos Estados Unidos na década de 80, com o objetivo de treinar soldados do exército, policiais e bombeiros, sendo considerado assim, uma preparação física extremamente forte. E que hoje constitui um dos esportes que mais cresce no mundo, com competições de altíssimo nível, mas que representam apenas a realidade de 0,01% dos praticantes de todo o mundo.

Os outros 99,99%, são pessoas como eu, e você: pessoas que trabalham a maior parte do dia e têm pouco tempo para manter-se bem fisicamente. Por isto, o que poucos sabem é que, mesmo sendo uma atividade física intensa, o CrossFit é totalmente inclusivo, ou seja, é possível de ser praticado por pessoas de qualquer idade e condicionamento físico. Mas, como isso é possível?

Simples: Em primeiro lugar, o fato de que intensidade de treino é algo totalmente relativo. Você pode treinar com menor carga e com menor número de repetições do que alguém que já tem experiência, e ainda assim o treino será intenso, tanto para você quanto para o aluno mais antigo. Todos fazem o mesmo treino, mas cada um faz o treino adaptado para sua realidade, de forma que mantenha a intensidade. Assim, os resultados virão para ambos os atletas, mesmo de diferentes níveis.

Em segundo lugar, para treinar basta ter o desejo de se tornar melhor, sempre visando expandir seus limites, mas respeitando o fato de esta é uma medida pessoal, cada um tem a sua. Cada pessoa tem um treino próprio e adequado pelo Coach (instrutor) de acordo com seu tempo de treino, idade e condicionamento físico. E o mais interessante do CrossFit é que todos aprendem isto muito rápido, e passam a respeitar seus colegas de treino pelo esforço, e não pela carga ou resultado. E isto é totalmente recompensador para todos.

Em último, mas não menos importante: Os treinos duram em torno de uma hora e são divididos em quatro fases: aquecimento, técnica (onde você vai aprender o movimento do treino), wod (workout of the Day: atividade do dia ou missão) e alongamento. Por isto, em uma aula completa existem espaços para aprendizado técnico dos movimentos envolvidos no treino. Nos da Kaluanã CrossFit acreditamos que não existe intensidade sem boa técnica, simplesmente porque você não vai atingir seu máximo sem uma técnica coerente, e também porque seria arriscado trabalhar com intensidade, sem qualidade! Por isto nossas aulas são TODAS fundamentais, ou seja, em todos os treinos você passará por um aprendizado técnico progressivo.




 

Entendendo melhor

 

O CrossFit foi fundado pelo ex-ginasta Greg Glassman e utiliza três metodologias para avaliar e buscar o condicionamento físico.

O primeiro conceito passa pela compreensão de 10 capacidades ou aptidões físicas, sendo que estas podem ser melhoradas através de adaptações neurológicas e/ou orgânicas. São elas: Resistência cardio-respiratória;, resistência muscular, força, flexibilidade, potência, velocidade, coordenação, agilidade, equilíbrio e precisão. Quanto maior a competência em cada uma delas, maior é o condicionamento físico. Nesse caso, um bom programa de treino deve conter exercícios que desenvolva cada uma destas aptidões físicas.

O segundo conceito baseia-se na execução de qualquer atividade física de uma maneira aleatória, ou seja, fazer bem qualquer tipo de tarefa. Este modelo sugere que o condicionamento físico pode ser medido pela capacidade de desempenhar bem uma tarefa em relação à maneira como a fazia antes se baseando em exercícios funcionais feitos em alta intensidade e constantemente variados.

O terceiro conceito engloba as três vias metabólicas que geram energia para qualquer tipo de ação física. A primeira, responsável pelas atividades de maior potência, dura aproximadamente 10 segundos; a segunda que comanda as atividades de potência moderada tem a duração de poucos minutos; já a terceira via, responsável por mobilizar energia, principalmente da gordura armazenada no corpo permite executar atividades de baixa potência. Um condicionamento físico total deve, então, promover e desenvolver um treino executado em cada um dos três sistemas de energia, procurando o melhor efeito possível de equilíbrio.


 

Benefícios para a saúde

 

O CrossFit pode ser usado de forma segura e, de acordo com especialistas, é uma modalidade que gera uma melhor preparação e músculos mais fortes numa quantidade mediana de tempo.

Porém, além das tão buscadas reduções de medidas e definição corporal, os treinos melhoram também sua força e potência muscular, flexibilidade, coordenação motora e equilíbrio, assim como melhora o funcionamento do sistema cardiovascular e cardiorrespiratório ? prevenindo assim doenças em ambos os sistemas ? diminui o estresse causado por nosso medo de vida e traz significativo aumento da autoconfiança (aumento da autoestima).

Outro benefício, talvez uma das maiores diferenças de se fazer uma academia comum, é o incentivo dos colegas e, claro, o seu próprio auto-incentivo. Como se cria objetivos a serem alcançados, a cada novo passo conquistado, sua autoconfiança melhora. Você aprende que existe frustração, que é necessário tempo e esforço, mas que você consegue alcançar estes objetivos, e existe uma comunidade que te dá todo o apoio para isto. Qualquer um consegue superar os seus limites. Cria-se um vínculo como seu corpo, sua mente e até com seus colegas.

Meu primeiro Coach (sim, este mesmo que aparece no vídeo abaixo) sempre dizia: A melhor forma de conhecer o CrossFit, é praticando CrossFit.

E você... Topa? Agende agora uma aula experimental pelo e-mail contato@kaluanacrossfit.com.br ou pelo cadastro em nosso site: www.kaluanacrossfit.com.br/contato





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