Curto e intenso: A fórmula para emagrecer



Começam os treinos. Longas séries, muitas repetições, ou aquela longa série de atividades aeróbicas. Depois de alguns meses, alguns resultados começam a aparecer na balança. Passado mais um tempo, porém, você percebe que as coisas "estabilizaram", e praticamente não chegam resultados novos; ou, quando chegam, levam uma eternidade para aparecer. Afinal, o que aconteceu?

Por décadas, a ideia de que longas séries de exercícios moderados seriam a melhor maneira de emagrecer reinou soberana. Que para quem quer perder peso a saída seriam as típicas aulas de 45 a 60 minutos de aeróbicos, ou as séries constantes com repetições mais altas na musculação. Porém, estudos mais recentes, demonstram que não é bem por aí. 




A ciência dos resultados

"A base teórica utilizada para a compreensão e prescrição de atividades físicas para emagrecer está equivocada", aponta o Dr. Paulo Gentil em seu livro "Emagrecimento: Quebrando Mitos e Mudando Paradigmas".

Qual seria, então, a melhor abordagem? De acordo com estudo publicado recentemente no periódico PLoS One (http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/26489022), conduzido pelos pesquisadores Steele e Fisher, exercícios intervalados, curtos e de alta intensidade tendem a promover maior perda de peso e melhora da composição corporal, ou seja, perder peso gastando gordura e ganhando massa magra.

O "segredo" é que o corpo não fica, por assim dizer, "acostumado". No caso de séries longas e estáveis, com o passar do tempo o corpo começa a gastar cada vez menos energia para a realização dos exercícios ? ou seja, ele se torna mais "eficiente" em termos de sobrevivência, mas não em relação aos resultados desejados ?, como explicado neste artigo publicado recentemente na Current Biology ( http://www.cell.com/current-biology/pdf/S0960-9822(15)01577-8.pdf ).




CrossFit entra em cena

No caso das atividades variadas e intensas, a adaptação acontece em escala menor, acelerando o metabolismo por mais tempo. Some a isso o fato de que elas tendem a ser mais estimulantes e menos tediosas e você verá que vale a pena fugir do convencional.

Um excelente exemplo de atividade desse estilo é o CrossFit, com seus treinos intensos e grande variedade de movimentos funcionais (que trabalham diversos músculos e que transferem função para outras atividades e esportes). O tédio passa longe, e os resultados são muito melhores.

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