Treinem intenso, mas treinem certo!

Kaluanãs:

Como já devem ter percebido pelo treino desta segunda, alguns WODs de força foram programados para terem baixas repetições com maior carga. Esta tendência seguirá por algumas semanas neste ponto da periodização que a equipe de coaches vem programando.




Além de um excelente estímulo neuromuscular, e um esquema de repetições diferente da musculação atual, este tipo de treinos gera uma dose de autoconhecimento...

Como?

Bem, você terá mais intimidade com cargas próximas a seu 100%, conhecerá qual a sensação e como seu corpo responda, descobrirá pontos fracos/fortes e ainda, descobrirá sua carga próxima do limite.

Por isto, é muito importante ouvir a equipe de coaches com relação a escolha de cargas e estar consciente de que quando for dito para baixar a carga, ou para não aumentar, isto deve ser levado muito a sério. Todos nós coaches sabemos identificar pontos que indicam que a forma do movimento começou a ficar perigosa, e é hora de parar. Não adianta bater um PR e depois ficar semanas sem poder treinar, não é verdade?!

Além disso, é essencial LOGAR OS RESULTADOS NO BEYOND** ! Só assim você terá controle futuro sobre suas cargas e referência para o aplicativo te dizer qual sua carga quando o WOD pedir 65%, 85%... É necessário logar!

E quem está começando?

Como tudo no CrossFit, os treinos são adaptáveis. Estes treinos são uma excelente oportunidade de treinar e corrigir a técnica, assim como de trabalhar fortalecimentos específicos. Então se no dia de Front Squat que o WOD pede 1 repetição você fizer séries de 5, ou mesmo treinos técnicos como uma boa Squat Therapy, não se preocupe, seu corpo está recebendo estímulos suficientes e o WOD estará cumprindo o objetivo programado, pois quando pensamos em sobrecarga e estímulo neuromuscular, a carga é sempre relativa e o estímulo pode acontecer mediante diferentes arranjos de repetições.

Você está treinando e vai se beneficiar com os resultados desses treinos.

O mesmo raciocínio serve para os Benchmarks que farão nas próximas semanas (Sim, isso foi um spoiler!), pois de nada adianta fazer um WOD que tem o objetivo de ser rápido (4 a 6 minutos) em 20 minutos apenas para escrever RX no quadro. Fazendo isto você simplesmente não cumpriu o objetivo programado e certamente teve pouco benefício em seu condicionamento. Por isto, a escolha de cargas e adaptar movimentos será a solução nestes casos,  seja treinando a há algumas semanas ou há alguns meses.

Lembrem-se: a intensidade depende de vocês!!!

Bons treinos a todos! Treinem intenso, mas treinem certo!


*Quem ainda não sabe usar o Beyond, pode perguntar para os colegas que treinam há mais tempo, coaches ou assistir ao vídeo https://www.youtube.com/watch?v=TYuS3dR00Sw 

**Se não está usando o Beyond, está na hora de começar! É uma ferramente importante de treino...


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