5 Motivos para um CrossFiter (e qualquer pessoa) praticar Yoga:



Vocês devem estar se perguntando: O que uma prática milenar como o Yoga pode ter a acrescentar a algo tão atual como o CrossFit? 

Bem, em primeiro é importante lembrar que existe mais de uma vertente do Yoga, que pode ir desde movimentos mais estáticos ? como no caso da Hatha Yoga ? até movimentos extremamente dinâmicos ? como a Ashtanga Yoga. A habilidade dos yoguis modernos está exatamente em poder utilizar esta gama de possibilidades, de acordo com a necessidade de cada praticante. Por isto, trazer os benefícios do Yoga para o praticante de CrossFit, é hoje muito mais acessível do que se imagina.

Mas, quais seriam estes benefícios?

1  Mobilidade: Quando falamos em CrossFit, falamos em movimentos que exigem uma boa amplitude de movimento e mobilidade global para que possam ser executados corretamente e em segurança. O Yoga melhora a amplitude de movimento de seus praticantes gerando uma melhor mobilidade global.


2 - Equilíbrio: O equilíbrio é uma das 10 capacidades físicas que o CrossFit entende como necessárias para um completo condicionamento físico. O Yoga trabalha de forma constante esta capacidade, tanto na transição entre os Ásanas (posições), quanto nas permanências. Além disso, a consciência corporal é um fator de grande importância para desenvolver o equilíbrio, e esta conscientização é parte dos objetivos da prática de Yoga.

3 - Melhorar a capacidade respiratória: O controle da respiração, assim como maior aproveitamento, dela são benéficos para qualquer atividade física. Porém, manter a calma durante um WOD e pensar na estratégia para finalizá-lo, está diretamente relacionado com ter maior controle de sua respiração. Este é um trabalho de base no Yoga, pois além da respiração consciente praticada durante os Ásanas, existem no Yoga práticas voltadas especificamente para a respiração, chamadas de Pranayamas. Estas práticas trabalham a conscientização da respiração, assim como ensinam um melhor aproveitamento da capacidade respiratória.

4 -  Meditação: Hoje vários estudos comprovam que a meditação traz diversos benefícios para a saúde, dentre eles o controle do Estresse e, consequentemente, a melhora na regulação da pressão arterial, diminuição da ansiedade e melhora na qualidade de vida. A meditação não somente é parte da prática de Yoga, mas toda a prática em si pode ser considerada como uma meditação ativa. O Yoga ensina a focar a atenção no ato de respirar, abstrair de estímulos externos e internos que geralmente atrairiam a atenção do indivíduo como um imã;  ensina também a observar os pensamentos sem se apegar a eles, podendo assim estar presentificado (totalmente presente), ou seja, meditando. Além disso, existem momentos na prática voltados diretamente para a prática da meditação. 

5 - Fortalecimento articular: A prática do Yoga previne lesões por manter a flexibilidade (mais uma das capacidades físicas que o CrossFit elege como essencial), assim como por fortalecer a estrutura ligamentar das articulações. Os Ásanas exigem momentos de isometria e promovem a consciência de um correto alinhamento articular, essencial para executar com precisão as técnicas do CrossFit, gerando assim menor risco de lesões.

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